No dia 19 de março uma movimentação começou a abalar comunidades nerds no Twitter. A conta do Anderson Gamer Antifa foi suspensa após críticas feitas ao Streamer Gaulês supostamente devido a uma denúncia em massa feita pelos seguidores de Gaulês. O acontecimento gerou perfis duvidando sobre o comprometimento do twitter perante seus usuários. Contas questionaram os fatores que garantem ao usuário segurança na plataforma e a responsabilidade do Twitter quanto a falta dela.

Demasiadas vezes foi alegado por usuários um privilégio onde contas são favoritadas por ter maior engajamento ( fonte primária de lucro da plataforma). Dentre esses supostos privilégios consta maior força contra a suspensão da conta, onde o princípio de igualdade do twitter é questionado.

Essa negligência caso verdadeira abriria espaço para o usuário comum sofrer assédio sem repercussões ao agressor, supondo que suspensões são feitas por quantidades de denúncias e não por averiguação do ato. Também pressupõe que abre uma possibilidade de movimento onde uma opinião popular pode reprimir e silenciar uma opinião menos popular democrática, acabando assim com o princípio de liberdade de expressão democrática.

Lembrando que injúria, calúnia, assédio, ameaça, terrorismo, incitação ao ódio e incitação ao suicídio não constituem opinião ou liberdade de expressão democrática na constituição brasileira. Constituem crime e também como violação das regras de uso do Twitter. 

Antes de começar, informamos que e-mails foram enviados para todas as três partes, Anderson, Gaulês e Twitter solicitando uma nota e comentário sobre o acontecimento. Estamos prontos para retificar qualquer fato que esteja incorreto e embora tanto o Gaulês quanto o Twitter não tenham respondido, todos têm direito de resposta. O GeekPop News acredita em manter o diálogo aberto.


PERSPECTIVA DE ANDERSON ANTIFA

Segundo Anderson no dia 18 de Março, ele teria re-postado um vídeo onde o Streamer conhecido como Gaulês estaria criticando publicamente movimentos sociais e a desigualdade no Brasil como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), do qual o Gaulês teria se referenciado de forma equivocada como outro movimento de nome Movimento dos Sem-Terra (MST). Críticas das quais Anderson afirma serem desinformações e mentiras.

No vídeo que foi postado originalmente em 2019, Gaulês também estaria alegando necessidade de gratidão do pobre ao modelo econômico capitalista (vigente no Brasil). Mesmo exercendo seu direito de opinião e de se expressar, durante esse vídeo Gaulês teria imputado a esses movimentos sociais ações aos quais eles não tem responsabilidade, com bastante desinformação e aparente desconhecimento das finalidades reais e legais dos movimentos.

E justamente por conta dessa crítica mais aflorada e principalmente pela divulgação de fatos errados a esses movimentos, a postagem do pseudônimo do Anderson conhecido como “Gamer Antifascista“ questionava a indicação do premio Cubo de Ouro do Gaulês, pois segundo ele “a comunidade gamer/nerd é muito frágil em pautas sociais.”

Fonte: Reprodução/Twitter

Anderson ainda frisou que a discussão política é intrínseca à cultura nerd e estimula a discussão, porém com propriedade e responsabilidade, porque muitos são influenciados por desinformações. Ainda no mesmo dia o Gaulês se pronunciou sobre a repercussão do vídeo através de sua live, colocando seu posicionamento considerando que “mudou a maneira de ver a vida e as coisas” e Anderson acreditava que o caso estava resolvido, inclusive relata que fez posteriormente uma postagem dizendo que estava tudo bem e precisamos cobrar das pessoas por essas atitudes, caso contrário nenhuma discussão é proposta e a realidade não mudaria.

Fonte: Reprodução/Twitter

Em função da postagem do perfil do Antifa naquele mesmo dia vários fãs do streamer Gaulês teriam começado a criticar a postura do Antifa e a partir dai seu perfil começou a receber uma onda de ataques, incluindo mensagens agressivas, posts de ameaça, ofensas pessoais em sua caixa de mensagens e até mesmo com incitação ao suicídio. Na manhã de dia 19/5 o perfil Gamer Antifascista foi suspenso pelo Twitter sem nenhuma explicação direta, somente que o perfil teria infringido as regras de convivência da rede social. E mesmo após a rede social ter afirmado que devolveria o perfil a Anderson, nada mudou nos últimos dias e a conta continua suspensa.

Em relação a crítica de Anderson ao vídeo, antigo diga-se de passagem, de Gaulês, ele ressalta que a crítica dele tem fundamento e a pergunta estava coesa com a realidade que vivemos. Anderson é pesquisador que pesquisa a relação entre videogame e política na Universidade Federal do ABC (UFABC). Segundo ele os fundamentos de sua pergunta são:

1- Gaulês “acessa” para Bolsonaro em diversas ocasiões.

2- Gaulês teria feito campanha para o Bolsonaro para o seu público

3- Gaulês é patrocinado pelo banco do Brasil, que é uma instituição do estado

4- A família Bolsonaro acena cada vez mais para o público gamer sendo que o filho mais novo Jair Renan já tentou “mexer pauzinhos” no governo para emplacar uma participação maior no segmento nerd.

Ele acredita que políticas sociais e seu questionamento ao Streamer nerd são totalmente coerentes e ainda indaga uma política de boa vizinhança das grandes mídias nerds.

Essa política consiste em um privilégio de uma suposta “panela”. Pelo fato do Streamer ter um lugar de destaque no conglomerado Omelete, um jornalista poderia se sentir inibindo de abordar esse tema diretamente e até mesmo outros temas políticos pois, já que ao questioná-los eventualmente omelete deixaria de ser uma opção de emprego. Porém, Anderson enfatiza que sua crítica não é aos jornalistas, mas sim aos veículos de notícia e a maneira como eles abordam esses temas.

Após vários dias da suspensão e sem respostas, Anderson já se comunicou algumas vezes com o twitter e de acordo com ele caso o problema não seja resolvido diretamente ele pretende recorrer a recursos legais. Foi explicado que o processo seria direcionado ao twitter, porém o Gaulês poderia seria citado como um dos polos do processo, já que envolveria a comunidade de fãs que o seguem e ele ser diretamente envolvido na parte.

É notável que mesmo com tudo Anderson se manteve calmo com relação ao ocorrido e diz que não se arrepende de nenhuma posição tomada por ele como Gamer anti fascista nesse caso. Exerceu sua liberdade de expressão para questionar um discurso que ele considera odioso. Apesar de admitir que se exaltou algumas vezes, ele ressalta que não pode ser reflexível em questões de valor e integridade como combater racismo, misoginia, homofobia, xenofobia e outros. Anderson diz que faria tudo de novo, e que sabe se sua integridade.


O CUBO DE OURO

Fonte: Cubo De Ouro

Em virtude do questionamento de Anderson Antifa sobre a indicação do cubo de ouro, nós da GeekPop fomos averiguar o que é o Cubo de Ouro e suas regras.

Informações transcritas diretamente do site do cubo de ouro:

Sobre o Prêmio Cubo de Ouro

O Prêmio Cubo de Ouro é uma iniciativa criada pelo conglomerado Sintonia Geek Content Hub  para reconhecer os melhores trabalhos, personagens ou iniciativas da cultura geek no Brasil.

Nesta edição de 2021, os vencedores do Prêmio Cubo de Ouro serão conhecidos em maio, com data da cerimônia de revelação dos vencedores a ser confirmada.


Sobre as inscrições

Poderá se inscrever no Prêmio Cubo de Ouro qualquer indivíduo e/ou projeto que seja elegível nas categorias abertas para inscrição, conforme critérios dispostos neste item III do Regulamento, de modo que só serão aceitas as inscrições que obedecerem a todas as disposições abaixo elencadas:

A. Categoria Geek Creators

Poderá ser inscrito nesta categoria qualquer projeto ou produção com foco em criação de conteúdo (audiovisual, textual, multimídia, etc), realizado por brasileiros e que tenha relação com a cultura geek. Deve ter estado ativo durante, no mínimo, 6 (seis) meses em 2020.


Desqualificação

O Comitê Executivo terá direito a desqualificar qualquer nomeado em qualquer momento se for determinado que este não cumpre as presentes normas deste regulamento. Além disso, se surgir uma disputa com relação aos créditos de qualquer produção, o Comitê Executivo terá direito a retirar qualquer Prêmio relacionado com tal produção até que a disputa seja resolvida.

Produções que promovam ou incitem discurso de ódio, preconceito de qualquer tipo ou façam alusão a crimes, serão desqualificados pelo Comitê Executivo.

Concorrentes que apresentem práticas ilegais, fraudulentas e/ou julgadas antiéticas pelo Comitê Executivo, nas etapas do “Prêmio Cubo de Ouro”, também serão desqualificados.


RESOLUÇÃO

O caso se trata de uma discussão recorrente que existe nas diferentes áreas e grupos que constituem a ampla comunidade gamer. Anderson assumidamente ocupante da ala esquerda e Gaulês normalmente defendido pela área direita.

Essas discussões são comuns e necessárias para manter o discurso democrático vivo. Não cabe a nós do GeekPop escolher um lado na briga pelo cubo de ouro, mas cabe a nós defender que os dois tenham direito ao seu lado.

Repetindo o que dizemos no início. Sempre defenderemos o direito à liberdade de expressão democrática e legal que nos é dada pela constituição e acreditamos que cabe a todo brasileiro defender o mesmo.

Esse evento resultou em uma censura feita por um terceiro (o Twitter), enquanto o post feito pelo Antifa não infligiu os limites legais da liberdade de expressão, tanto do Twitter quanto da constituição.

Cabe agora entender o que realmente levou o perfil do Anderson a cair, quais são os critérios adotados pela rede social e sua falta de peso para decidir essas questões. Continuaremos a acompanhar o caso, e estamos a disposição para todas as partes poderem se expressar.

Matéria escrita por Henry Lorenzatto e Mário Guedes.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.